1 de ago. de 2011

Uruguai, o primeiro campeão do Mundo

Divulgação - Internet
Cheia de peculiaridades, a primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, mas precisamente na cidade de Montevidéu. Esta também foi a única vez que todo o tornei fora disputado em uma única cidade, Montevidéu abrigou os 18 jogos. Apesar da desistência de alguns países como Espanha, Itália, Alemanha, Suíça e Hungria, a competição teve foi forte e teve uma final emocionante entre Uruguai x Argentina - Veja o vídeo abaixo


França, Iugoslávia, Bélgica e Romênia foram os representantes do velho continente. Os romenos tiveram talvez o primeiro cartola do futebol, apaixonado pelo esporte o Rei Carol II - fez questão de escalar a equipe, escolheu titulares e reservas e entregou a lista ao treinador Ian Luchide a relação dos que iriam ao Uruguai.

Dividida em grupos desiguais, por ter apenas 13 equipes na disputa, um dos grupos teve quatro times e os outros apenas três. A Argentina no Grupo A passou fácil por França e México. o Brasil no grupo B não teve a mesma sorte, uma derrota para Iugoslávia por 2 x 1 e mesmo a goleada pra cima da Bolívia por 4 x 0 não foram suficiente.

Já havia bagunça no futebol brasileiro

Devido a rivalidade bairrista entre paulistas e cariocas, uma exigência da Associação Paulista de Esportes Atléticos - Apea, de contar com um membro paulista na comissão técnica, causou uma briga que valeu a copa. A seleção brasileira ficou sem os melhores jogadores paulistas, devido a recusa a sua inicial imposição. Desta forma enfraquecido o selecionado verde e amarelo não obteve sucesso.

Inicio da rivalidade

O Uruguai chegou a final para enfrentar a Argentina e logo de cara já se acirrou a disputa com uma discussão sobre qual bola usar. Os uruguaios queriam jogar com a deles e os argentinos por sua vez com a que trouxeram, este empecilho, quase atrasou o inicio da partida. No fim, uma vitória por 4 a 2 sagrou a celeste olímpica, primeira campeã do mundo.



Nenhum comentário: