16 de ago. de 2011

Pênalti, 120 anos criando heróis e vilões

Cento e vinte anos depois de sua criação o pênalti ainda assombra os cobradores. O momento "mágico" para alguns, pode ser o terror de outros. Alguns deles nós presenciamos, choramos e comemoramos, já outros...
Enfim, este lance que leva o jogador do céu ao inferno, em segundos, nasceu no ano de 1891 e era cobrado de qualquer ponto a 11 metros do gol.



O Pênalti foi oficializado como citado acima em 1891, mais precisamente no dia 2 de julho.  Curiosamente a penalidade foi ideia de um goleiro - William McCrum. No início a cobrança foi chamada pela imprensa inglesa de "pena de morte". O goleiro por sua vez, podia adiantar-se em seis jardas para tentar defender as cobranças.

São 11 metros e dois jogadores, separados por uma bola e nesse momento a vida de milhões é resumida em apenas um chute. Torcer é realmente difícil, mas compensador. Ultimamente a seleção canarinho não tem obtido sucesso nas cobranças na marca da cal. Mas em outras oportunidades também nos demos mal, e errar a penalidade máximo não é um privilégio do meia santista Elano. Veja abaixo alguns craques de seleção de 1986.




Mas nem sempre foi assim


Já em outras oportunidades o Brasil saiu vitorioso em decisões por pênaltis. A mais marcante, por sua importância, é a de 1994. Nos E.U.A o time dirigido por Carlos Alberto Parreira e do ex técnico Dunga, como capitão e jogador, bateu a Itália do, na época, melhor jogador do mundo - Roberto Baggio.

Iluminado o goleiro Taffarel assistiu tudo de camarote, e claro, defendeu um para variar.





Nenhum comentário: